Curso Senai/BA – Auxiliar de Panificação

JUSTIFICATIVA:
Necessidade das delicatessens e panificadoras por profissionais qualificados para auxiliar na fabricação de produtos de panificação.

OBJETIVO:
Qualificar profissionais para auxiliar o padeiro na preparação, montagem e finalização de diversos produtos de panificação, em conformidade a normas e procedimentos técnicos e de qualidade, segurança, higiene, saúde e preservação ambiental.

REQUISITOS DE ACESSO:
• Ensino Fundamental I ou equivalente
• Idade mínima de 18 anos

PERFIL DE CONCLUSÃO:
O egresso do Curso de Auxiliar de Panificação estará apto a auxiliar o padeiro na preparação, montagem e finalização de diversos produtos e organização da estrutura da panificadora. Realizar a preparação prévia das massas diversas, cremes, caldas, glacês, chocolates e recheios, além de higienizar os utensílios e equipamentos, de acordo com as condições de segurança do local de trabalho.

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
UNIDADES CURRICULARES, CARGAS HORÁRIAS E CONTEÚDOS FORMATIVOS
UNIDADE CURRICULAR: Higiene e Segurança na Produção de Alimentos
CARGA HORÁRIA: 60h
CONTEÚDO FORMATIVO: Conceito de Segurança de Alimentos; Normas e Legislações; Tipos de perigos e contaminações; Higiene pessoal; Saúde do manipulador; Regras gerais de higiene e normas de conduta; Edificações: Projetos e Instalações; Qualidade da água; Estabelecimento: Manutenção, Limpeza e Sanificação; Transporte e armazenamento de gêneros alimentícios; Controle de validade; Rotulagem; Programa de treinamento; Controle integrado de pragas; POP (Procedimento Operacional Padrão); Controle de documentação. Acidentes do trabalho: conceito, classificação, investigação; noções sobre legislação e inspeções de segurança; equipamento de proteção individual e coletiva; agentes de acidentes e fontes de lesão; causas de acidentes: fator pessoal de insegurança, ato inseguro, condição ambiental de insegurança; consequências do acidente: lesão pessoal e prejuízo material; esboços de mapas de riscos ambientais; princípios básicos do fogo: classes de incêndio, agentes extintores e métodos de extinção, primeiros socorros: conceito, avaliação das vítimas, ferimentos, envenenamentos (inclui animais peçonhentos); contusões: hemorragia, queimaduras, fraturas, luxações e entorses; afogamento, choque elétrico: parada cardiorrespiratória.

UNIDADE CURRICULAR: Panificação Básica
CARGA HORÁRIA: 100 horas
CONTEÚDO FORMATIVO: Operações Básicas: adição, subtração, multiplicação e divisão; Frações; Revisão de equação do 1º grau; Proporções; Regra de três: simples e composta; Porcentagem; Sistema de medidas: unidades de medida, perímetro, área e volume das figuras básicas. Matérias-primas utilizadas na elaboração dos produtos de panificação; Noções de Conservação. Elaboração de produtos básicos de panificação: extração e análise do glúten, processamento de massas salgadas, massas doces e massas semi-doces.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
A avaliação será processual e contínua, envolverá os aspectos qualitativos e quantitativos. Será considerado aprovado por média final, o aluno que alcançar nota igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) em cada Unidade Curricular no curso, conforme diretrizes do Regimento Comum das Escolas Técnicas do SENAI DR-BA.

CRITÉRIOS DE CERTIFICAÇÃO:
O certificado de Qualificação Profissional Básica em Auxiliar de Panificação será conferido ao aluno que obtiver média de aproveitamento e índice de frequência estabelecido nos critérios de avaliação.

Disciplinas
– (248684) Higiene e Segurança na Produção de Alimentos – 60 horas
– (248685) Panificação Básica – 100 horas

Unidade
SENAI DENDEZEIROS